Connect with us

Economia

Economia angolana cresce 4,6% no primeiro trimestre, revela estudo do INE

Published

on

A economia angolana registou um crescimento de 4,6% no primeiro trimestre do ano, em termos homólogos, o maior aumento verificado desde o primeiro trimestre de 2015.

Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística de Angola (INE).

Segundo a Folha de Informação Rápida (FIR) referente às Contas Nacionais do I trimestre de 2024, comparativamente ao trimestre anterior o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,1%, considerando a série com ajuste sazonal, com desempenhos positivos da construção, transportes e armazenagem, além do sector do petróleo e gás natural, o que tem maior destaque.

As actividades que mais contribuíram para o desempenho da actividade económica neste período, segundo o INE, foram a extracção e refinação do petróleo bruto e gás natural, com 30,4%, e o comércio (26,8%).

O PIB no primeiro trimestre deste ano totalizou 19 mil milhões de euros, sendo 195 milhões de euros devido aos impostos sobre produtos, líquidos de subsídios.

Entretanto,  o politólogo Almeida Pinto considera que “esse crescimento não se reflecte em nada na vida dos cidadãos”.

Almeida Pinto revela que a maioria das famílias não tem capacidade financeira para comprar os principais bens e serviços para sua sobrevivência.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *