Sociedade
Ecojovens realiza conferência para debater alterações climáticas como desigualdade de género
“Alterações Climáticas são também uma questão de desigualdade de Género” é tema de uma conferência que o auditório Cónego Manuel das Neves acolhe nesta quinta-feira, em Luanda, como parte do programa celebrativo do dia internacional da Mulher e do dia africano do meio ambiente, que está a ser levado a cabo pelos salesianos do Dom Bosco, no âmbito projecto Ecojovens.
Logo após a discussão do tema e lançamento do respectivo concurso está previsto, para as 10 horas, um momento de partilhas de experiencia de uma das beneficiárias da bolsa de formação em cursos considerados masculinizados, seguido do lançamento de concursos de sustentabilidade através da arte.
Com o concurso de sustentabilidade da arte almeja-se a mobilização da comunidade jovem artística e criativa de Luanda para transformar resíduos em diferentes manifestações artísticas, ou do seu registo e, contribuir para a consciencialização da temática ambiental e apelar ao público uma reflexão sobre o tema.
Já na sexta-feira 11 de março, dia em que o projecto centra as actividades para o sector ambiental, em alusão a 3 de Março, serão inaugurados três espaços no Centro de Formação Profissional das Mabubas e instalações conexas, dedicados à sustentabilidade e ao ambiente, com Ecopontos, Compostores, Viveiros e plantação de árvores.
Lembrar que nesta quarta-feira 09, primeiro dia de celebração das efemérides as actividades giraram a volta de Mesas Redondas e Palestras por Turma sobre a experiência das jovens mulheres bolseiras que frequentaram cursos de Formação Profissional Masculinizados no Centro de Formação Profissional das Mabubas, no âmbito do Projecto ECOJOVENS com apoio do PNUD.
ECOJOVENS é um projecto do Salesianos de Dom Bosco Angola e seus parceiros, co o Objectivo contribuir para a valorização do capital humano da juventude Angolana, em especial das mulheres e raparigas, promovendo o seu envolvimento activo no incremento de políticas públicas e empregabilidade através do fomento do desenvolvimento sustentável focado na acção climática e protecção ambiental.
Conta com financiamento da União Europeia, do PNUD Angola, do Don Bosco Tech Africa, Governo Alemão e é implementado em parceria com Jovenes Y Desarrollo, Instituto de Ciências Religiosas de Angola e Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento.