Connect with us

Mundo

Ébola: estudo alerta que podem surgir novas epidemias de seres humanos infectados há anos

Published

on

Um artigo publicado esta quarta-feira na revista científica Nature afirma que novas epidemias podem surgir de seres humanos infectados durante uma epidemia anterior, segundo a análise de 12 doentes infectados com o vírus Ébola, na Guiné-Conacri.

“Mostramos claramente que, mesmo após quase cinco anos, novas epidemias podem surgir da transmissão por seres humanos infetados durante uma epidemia anterior”, lê-se no estudo, citado pela agência France-Press.

A possibilidade resulta da análise de vírus retirados de 12 doentes infectados durante a anterior epidemia de Ébola, na Guiné-Conacri, país que faz fronteira com, entre outros, a Guiné-Bissau.

O surto, que terminou em Junho, matou seis pessoas, um número baixo para uma doença relativamente pouco comum, mas particularmente mortal para os infectados.

O número contrasta fortemente com a epidemia de há alguns anos, que matou 11 mil pessoas entre 2013 e 2016 neste país africano e nos seus vizinhos.

Em cinco anos, aponta-se no estudo, o vírus mudou muito pouco, o que é uma surpresa, porque seria de esperar que o vírus tivesse sofrido uma mutação muito maior durante os últimos anos.

Por Pedro Kididi

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania