Ligar-se a nós

Politica

É “uma questão de justiça incluir África no seio do G20”, defende João Lourenço

Publicado

em

O Presidente da República, João Lourenço, defendeu, nesta terça-feira, 13, durante o congresso do Exim Bank, em Washington, D.C, que “África conta para a economia global” e que é “uma questão de justiça incluir o continente no seio do G20”.

Recentemente, o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, disse que pretende anunciar o seu apoio à União Africana como membro permanente do G20 – o grupo das maiores economias do mundo. De ressaltar que actualmente, a África do Sul é o único país africano membro do G20.

João Lourenço fez esta defesa perante a alta finança norte-americana, homens de negócios e gestores reunidos no congresso que decorre à margem da Cimeira EUA-África.

“Nós contamos para a economia mundial e, por contarmos, acreditamos que África possa ser também parte da solução para os grandes problemas actuais como os ligados à geração de energia”, defendeu o presidente angolano.

Ainda em Defesa da União Africana, João Lourenço pronunciou-se, igualmente, a favor de reformas ao nível do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para que África tenha assento no órgão.

Iniciativa do presidente Joe Biden, a Cimeira Estados Unidos da América – África, que reúne, em Washington, líderes de todo o continente africano, tem como meta “demonstrar o compromisso norte-americano com África, destacando a importância das relações EUA-África, e maior cooperação em prioridades globais compartilhadas”.

Acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado encabeça uma delegação ministerial que está a participar de vários painéis ao longo da cimeira, com o objectivo de discutir sobre as perspectivas de cooperação entre norte-americanos e africanos.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD