Educação Financeira
É altura de comprar ou de vender divisas?
Estamos a 30 de Novembro de 2022, quarta-feira, e mais uma vez faço um ponto de situação sobre o mês de Novembro, desde Janeiro e em comparação com o ano passado – comparação com o período homólogo. Falta 31 dias para terminar o ano e já se deve fazer algumas análises do ano corrente.
Tendo em conta o contexto de chegarmos quase ao final do ano, há uma realidade que merece toda a atenção: a desvalorização cambial. Este fenómeno deocorre desde Setembro deste ano, em mais de 10%, isto é, o Kwanza ‘descarrila’ face às principais moedas estrangeiras.
Sensivelmente desde 1 de Setembro que o Kwanza perde valor e à data de hoje, estamos a falar para o Dólar (USD) de 17,2% (na banca comercial) e 7,7% no Banco Nacional de Angola. No caso do Euro, o Kwanza perdeu no mesmo período, 19,66% (banca comercial ou mercado secundário) e 18,9% no mercado primário (BNA). Ainda mais um dado, o câmbio médio do ano no caso do USD é de 452,607 e no caso do Euro é de 478,714 (mercado secundário). E para fechar, é importante dizer quais são os câmbios de abertura do ano e à data de hoje: 30.11.2022:
03 de Janeiro de 2022
USD: 545,590
EUR: 618,808
30 de Novembro de 2022
USD: 507,036
EUR: 525,007
Como podemos constatar, pese embora a desvalorização acentuada nos últimos três (3) meses: Setembro, Outubro e Novembro, ainda compensa comprar divisas para entesourar (guardar o dinheiro) ou como investimento, como por exemplo, comprar agora para vender depois e com isso poder ganhar uma mais-valia. Face ao câmbio do início do ano, há ainda uma margem para poder comprar e ganhar dinheiro, sempre aguardando que o Kwanza desvalorize mais. Sobre isto devo dizer que há riscos neste ‘negócio’ e eles são:
– Se o Kwanza vai desvalorizar, quanto, em quanto tempo e se ultrapassa os níveis do início do ano.
– Durante quanto tempo está disposto a aguardar para que o Kwanza caia.
– Tem tesouraria para aguentar com as suas divisas sem ter que as tenha que vender precocemente?
– Outros riscos como o preço do petróleo e a sua produção, factores que influenciam a cotação das moedas.
Pense que, o Kwanza não circula fora da República de Angola, nem fisica nem electronicamente. Comprar, vender divisas é uma actividade comercial supervisionada pelo BNA, pelo que aqui apelo a que tudo seja feita à luz da lei, mas pense que poderá ganhar dinheiro com os câmbios, bastando para isso estar informado(a) sobre a evolução cambial, decisões económicas e políticas que influenciam este mercado, mas acima de tudo, deve conhecer-se bem, qual é o seu perfil para que possa beneficiar o máximo que possível com o negócio dos cambiais.