Politica
E a greve dos professores continua…
O Sindicato Nacional dos Professores Angolanos (sinprof) mantém a sua decisão de continuar com a terceira fase da greve, decretada segunda-feira (9), mesmo após um encontro de concertação realizado hoje, terça-feira, com o Ministério da Educação.
Em declarações à imprensa, no final da reunião, a secretária nacional do sinprof, Hermínia do Nascimento, reconheceu que encontro produziu resultados positivos em relação as reivindicações dos professores, mas a greve vai prosseguir.
Explicou que a greve não será levantada já por ser uma decisão, de acordo com os estatutos do sindicato, que só pode ser tomada após consulta junto dos seus filiados, encontro a ser realizado ainda essa semana.
Fez saber que dos 14 pontos constantes do caderno reivindicativo, na reunião foram apenas debatidos dois assuntos, nomeadamente, aprovação do novo Estatuto da Carreira Docente e o processo de actualização de categoria dos professores.
Esses dois pontos, reconheceu, são os que mais divergências causam entre as partes.
A greve no sector das escolas públicas paralisou as aulas, nesta segunda-feira, e tem o seu término previsto para o dia 27 deste mês.
Desde 2013 que o Sinprof reclama pela aprovação do novo Estatuto da Carreira Docente, actualização de categoria dos professores, transição de professores do regime probatório para o quadro definitivo.