Politica
Durão Barroso destaca progresso no sector social angolano depois do conflito armado
O ex-primeiro ministro português destacou avanços no sector social, tendo em conta o passado recente da guerra que Angola viveu.
Durão Barroso, antigo mediador dos acordos de Bicesse entre o Governo angolano e a UNITA ressaltou o facto de hoje, em Angola, viver-se em um ambiente de paz.
” Vocês vêm de uma situação terrível, não é? Desse ponto de vista, houve um grande progresso. Angola, hoje em dia, é um país em paz, com alguma estabilidade e com algum progresso económico e social”, disse.
Barroso fez esta afirmação durante a segunda edição do Congresso Internacional de Liderança Assertiva, que Luanda acolheu esta terça-feira. Para o antigo governante luso, um líder deve estudar constantemente para elevar o seu nível de cultura.
Durão Barroso afirmou, por outro lado, que um líder em qualquer organização é um servidor público, por isso deve ter uma comunicação assertiva.
“Hoje em dia, eu vejo cada vez mais as pessoas a falarem eu, eu, eu, eu, de maneira mesmo doentia. Quer dizer, como se o que tivesse em causa fossem eles próprios. Ora, a liderança é um serviço. O líder, com certeza que é importante, mas está lá para servir o seu país, a sua empresa, a sua universidade, a sua organização. Não estudam? Ora, sem estudar, não se sabe o que se passa, não é? E deviam trabalhar um bocado mais para estudar e saber o que está a passar”, avançou.
Já, o antigo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, defendeu “uma liderança similar a uma orquestra que proporciona harmonia, que depende de cada elemento que faz parte do grupo”.