Ciência & Tecnologia
Dropbox estreia-se em bolsa. Ações sobem mais de 50%
A Dropbox estreou-se em bolsa… e os investidores estão optimistas.
As ações da Dropbox estão a brilhar na estreia em bolsa. A empresa está a subir mais de 40% depois de ter realizado a maior oferta pública inicial em mais de um ano. Isto depois de outros nome conhecidos no sector tecnológico, como foi o caso do “unicórnio” Snap ter entrado na bolsa em março do ano passado.
Os títulos da Dropbox estão a subir 42% para os 29,93 dólares. Mas já chegaram a tocar os 31,6 dólares, o que representa uma valorização de mais de 50% face ao preço inicial de venda de 21 dólares. Segundo a Reuters, e considerando o valor a que arrancou a negociação (de 29 dólares), a empresa está avaliada em 12,67 mil milhões de dólares, acima dos 10 mil milhões que estavam previstos.
Há um ano foi a vez de a Snap estrear-se em bolsa. Nessa sessão, as ações também dispararam 41%. A holding que detém o Snapchat, uma rede social das imagens e vídeos que desaparecem, protagonizou na altura a maior entrada em bolsa dos últimos três anos e uma das maiores da última década. Foi também o primeiro IPO de uma tecnológica do ano nos EUA.
“A Dropbox vai para a bolsa no momento certo. Tem uma história que justifica a sua necessidade de financiamento e as dinâmicas do mercado são boas”, afirma Josh Lerner, professor de banca de investimento na Harvard Business School, à Reuters. “Simultaneamente, o contexto é também competitivo”, acrescenta.
A plataforma de armazenamento de dados em nuvem foi criada em 2007 e hoje conta com cerca de 500 milhões de utilizadores, no entanto, a maioria não paga pelos serviços. A versão premium conta apenas com 11 milhões de utilizadores, um número que a empresa espera aumentar através de campanhas de marketing. Os prejuízos têm vindo a diminuir ano após ano, tendo perdido 111,7 milhões de dólares o ano passado.
O bom desempenho dos títulos da Dropbox não estão a ter impacto nas bolsas norte-americanas, nomeadamente no tecnológico Nasdaq. O índice desce 0,85% para 7.105,42 pontos, em linha com as restantes bolsas norte-americanas. O Dow Jones recua 0,29% para 23.889,05 pontos, enquanto o S&P 500 cede 0,56% para 2.628,80 pontos.