Mundo
Donald Trump bloqueia ajuda militar à Ucrânia
O presidente norte-americano, Donald Trump, deu ordem para a suspensão do envio de novos carregamentos de armas das reservas norte-americanas, avança uma fonte. A decisão surge apenas dias depois do encontro tenso com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.
A pausa estará em vigor até Trump determinar que Zelensky demonstre um “compromisso de boa-fé para com a paz”, segundo revelou um alto-responsável do departamento da Defesa norte-americano ao mesmo meio, mantendo o anonimato.
A suspensão aplicar-se-á a todo o equipamento militar dos EUA que não esteja actualmente na Ucrânia, incluindo armas em trânsito – em aeronaves ou navios – ou a aguardar na Polónia.
Ainda na segunda-feira, 03, os presidentes voltaram a trocar acusações, com Donald Trump a acusar Volodymyr Zelensky de não querer que “haja paz enquanto tiver o apoio” dos Estados Unidos. Em resposta, Zelensky garantiu que os ucranianos querem uma “paz verdadeira” e que esta é “necessária o mais rapidamente possível”.
A administração Trump deixou de financiar novas vendas de armas à Ucrânia e está considerar congelar os carregamentos de armas das reservas norte-americanas.
Zelensky deixou na sexta-feira prematuramente a Casa Branca, após um confronto verbal sem precedentes com Donald Trump na Sala Oval, em que o presidente norte-americano, erguendo a voz, ameaçou o seu convidado de “abandonar” a Ucrânia se este não fizer concessões à Rússia.