Connect with us

Mundo

Domingos Simões Pereira regressa a Guiné-Bissau

Published

on

O presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, regressou a Bissau domingo último.

A informação é confirmada numa carta dirigida ao presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Touray, revelando preocupações com a actual situação política e de segurança no país.

Na carta, Simões Pereira expressa inquietação com “o nível de perseguição política e de violação dos seus direitos fundamentais”, que “aumentou significativamente”.

O político, que lidera o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e se encontra fora do país há sete meses, sublinha ainda que apresentou processos legais junto do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos e aguarda “com confiança” o desfecho dessas acções.

Face a tudo isto, o presidente da Assembleia Nacional Popular reitera a sua disponibilidade para “mitigar riscos” e “evitar uma ruptura social”. Refere ainda que está pronto para encontrar uma solução conjunta que “salvaguarde a democracia”.

Presidente da Guiné-Bissau recua na decisão de não se candidatar para o segundo mandato

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Radio Correio Kianda

Colunistas