Connect with us

Lifestyle

Dois angolanos ganham Concurso Anual de Jornalismo da SADC

Published

on

Dois profissionais de comunicação angolanos sagraram-se vencedores do Concurso Anual de Jornalismo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), edição 2020.

Trata-se de Aristides Kito Afonso Jorge que, pela terceira vez arremata o prémio na categoria Rádio e, segundo comunicado do secretariado da SADC, o seu trabalho concorrente “destacou como a Estátua Cuito Cuanavale, enquanto património mundial em Angola, pode promover a integração e o desenvolvimento regionais da SADC”. E Santos Makuntima Pedro, que, de acordo com a organização, o “seu trabalho concorrente de fotografia pôs em evidência a unidade regional durante a comemoração do Dia da Libertação da África Austral”.

Em nota enviada à imprensa, o governador do Cuando Cubango, Júlio Marcelino Vieira Bessa, mostrou satisfação pela premiação, destacando o facto de Aristides Kito Afonso Jorge ser profissional da Rádio Nacional de Angola naquela província.

“O nosso orgulho é tanto mais elevado, quando sabemos que a matéria jornalística com que venceu o prestigiante prémio tem a ver com o nosso heróico município do Cuito Cuanavale, teatro de batalhas que mudaram o figurino geo-político da África Austral, ou seja, uma abordagem que, envolvendo todas essas nuances históricas, concentra-se na temática da Elevação do Cuito Cuanavale a Património da Humanidade”, ressalta o governador.

Em 2010, Aristides Kito venceu a premiação da SADC com a abordagem sobre “Os Povos KHOISAN”, que lhe consagrou na 3ª posição do mesmo prémio e, em 2017, com a matéria acerca de “Mbanza Congo na Rota do Património da Humanidade”, que lhe valeu o 1º lugar do galardão, que agora volta a conquistar.

Aristides Kito Afonso Jorge e Santos Makuntima Pedro vão receber os prémios de USD 2.500 e USD 1.000, respectivamente.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD