Sociedade
Divulgados vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo
A Gala aconteceu esta sexta-feira, 29, e foi orientada pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira.
No evento, estiveram presentes presidentes do Conselho de Administração de vários órgãos e também, o Director Geral do Centro de Formação de Jornalistas do Cefojor, Ikuma Bamba, e antigos jornalistas.
Foram no total, doze vencedores das categorias, Imprensa, Rádio, Televisão, Foto Jornalismo, e três vencedores para cada categoria.
Para além dos certificados de mérito, os vencedores levaram o primeiro lugar 2,500.000 mil kwanzas, o segundo lugar 1,500.000 mil kwanzas, e o terceiro 500 mil kwanzas.
Paulo Matias, jornalista da Rádio Nacional de Angola, da Direcção de Informação, sagrou-se como o vencedor principal, na Categoria de Rádio Reportagem. A matéria em destaque, foi a reportagem sobre o Vandalismo de bens públicos. O vencedor disse a imprensa a margem do evento, que o prémio representa o reconhecimento e incentivo para fazer melhor.
Carla Miguel, da Televisão Pública de Angola, destacada na província da Huíla, saiu em segundo lugar com a matéria sobre as histórias do Reino do Bailundo.
Joaquim Armando, Repórter de imagem, da Edições Novembro, concretamente Jornal de Angola, saiu em terceiro lugar com o retrato de um cidadão que deambulava pelas ruas do Huambo com uma bicicleta, na qual transportava fogareiros. O repórter de imagem disse, não ter sido fácil, pois a fotografia congelou o movimento do cidadão, e realçou que o prémio vem como um grande incentivo.
Por Judith da Costa