Politica
Divisão interna na UNITA após XIV Congresso pode antecipar derrota nas eleições de 2027, diz analista
O académico Agostinho Sicato é de opinião que se a UNITA não sair unida e coesa no XIV Congresso, a possibilidade de perder as eleições em 2027 é maior.
Embora reconheça que as duas candidaturas apresentem a unidade como lema, revelou que o partido pode viver divisões internas. Contudo, considera que os dois candidatos estão em condições de conduzir o partido, em caso de vitória de aspirante número 1 ou 2.
Agostinho Sicato pensa que cada candidatura tem uma agenda definida e os delegados estarão a aguardar pelas mensagens dos candidatos que vão apresentar o seu programa sobre o que pretende fazer caso venha ser eleito.
“Este será o maior desafio de Rafael Massanga Savimbi e Adalberto Costa Júnior”, considerou.
Sicato referiu que “o mais importante não é quem começa primeiro ou depois, mas os argumentos que poderão convencer os militantes na condição de delegados”.
Considerou ainda “ser normal que haja divisões de ideias sobre a mesma ideologia política”.
Arranque das campanhas
Arrancou nesta segunda-feira, 27, oficialmente, a campanha eleitoral para os aspirantes ao cadeirão máximo da UNITA, que concorrem os militantes Rafael Massanga Savimbi e Adalberto Costa Júnior.
A nossa redacção contactou as direcções de campanha dos candidatos à liderança do “Galo Negro”. Falando aos microfones desta rádio, Amélia Judith Ernesto, directora de campanha de Rafael Savimbi, disse que o dia de ontem estava reservado para questões internas e promete anunciar, nos próximos momentos, a agenda de campanha do número um no boletim de voto.
A política do “Galo Negro” avançou que a equipa de campanha de Massanga Savimbi integra várias individualidades, como o antigo deputado Manuel Savihemba, como director-geral, Celino Saviyele, director adjunto, Crescisiano Nguvulo, ocupa a direcção de estudo e análise, Alicerces Mango assume a direcção de mobilização, a Comunicação e Marketing está a cargo de Pedro Makanga, Ernesto Handa, Luísa Kamutali, dentre outros fazem parte da liderança da campanha de RMS.
Por seu turno, a direcção de campanha do candidato Adalberto Costa Júnior agendou para a próxima quarta-feira o seu lançamento, que terá lugar na cidade de Malanje.
A campanha do candidato que ocupa o segundo lugar no boletim de voto, tem como lema “Com unidade e inclusão – realizar a alternância”. O lançamento da campanha eleitoral de ACJ, terá lugar às 14 horas, na cidade malanjina, segundo fez saber à Rádio Correio da Kianda o porta-voz da campanha, Adriano Sapiñala.