Connect with us

Economia

Dívida pública de Angola vai atingir pico de 104% do PIB este ano

Avatar

Published

on

A agência de notação financeira Moody’s disse hoje que a dívida pública de Angola deve atingir um pico de 104% do PIB este ano, antevendo um regresso ao crescimento em 2020, com uma expansão de 1,5%.

No mais recente relatório de análise da economia de Angola, enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, a agência de ‘rating’ escreve que “o perfil de crédito de Angola é limitado por uma deterioração significativa das métricas da dívida nos últimos anos, com a dívida a dever atingir um pico de 104% do PIB este ano”.

No relatório, a Moody’s diz que “a combinação dos preços do petróleo mais elevados desde 2018 e uma forte depreciação da moeda nacional nos últimos dois anos resultou num excedente orçamental”, de 2,8% este ano, que tem sido usado “em parte para reduzir o stock da dívida, o que faz diminuir os riscos de liquidez do Governo”.

No final de setembro, o stock de dívida rondava os 68 mil milhões de dólares (61,3 mil milhões de euros), o que compara com os 70 e 74 mil milhões de dólares (63,1 e 66,6 mil milhões de euros) no final dos anos de 2018 e 2017, respetivamente, diz a Moody’s, apontando que “como o Governo deve usar algum do excedente orçamental para pagar a dívida, o valor nominal em dólares deve continuar o seu lento declínio”.

No entanto, acrescentam, “a depreciação do kwanza vai afetar significativamente o rácio da dívida sobre o PIB, já que cerca de 80% da dívida é detida em moeda estrangeira”, o que fará o rácio subir de 81% no final de 2018 para 104% este ano.

A Moody’s classifica o ‘rating’ de Angola em B3, abaixo da recomendação de investimento, mantendo uma Perspetiva de Evolução Estável desde o ano passado.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (17)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (20)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (72)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (12)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação