Politica
Dívida de Angola a Cuba será paga até Dezembro
A dívida de Angola a Cuba vai ser paga até Dezembro, revelou ontem, em Havana, uma fonte do Ministério das Finanças. Segundo a fonte, Angola tinha uma dívida de 204 milhões de dólares, tendo sido pago até ao momento 60 por cento deste valor.
A maior parte da dívida está relacionada com serviços que especialistas cubanos prestam no domínio da saúde e formação de quadros.
O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, considera que a dívida com Cuba “já não é um assunto de discussão”.
“A dívida angolana não é um assunto litigioso. É algo que está a ser tratado de forma normal”, assegurou o ministro, que ressaltou “o carácter histórico” da visita do Presidente João Lourenço a Cuba, a primeira desde que assumiu o poder em Setembro de 2017.
“Não é apenas uma visita de Estado, é também uma visita especial e singular”, referiu, sublinhando que as relações entre os dois países sairão mais reforçadas e vão reflectir as mudanças que ocorrem nos dois países. O chefe da diplomacia angolana referiu que a cooperação bilateral pode atingir outros patamares, tendo destacado o avanço de Cuba em muitas áreas do saber e do conhecimento, particularmente nos domínios das ciências médicas e da indústria farmacêutica.
Angola, disse o ministro, pretende ter cadeias de produção de medicamentos essenciais e a cooperação com Cuba neste domínio pode ser fundamental. “Há um potencial a ser explorado e que vai transportar a nossa relação com Cuba além daquilo que até ao momento tem sido tradicional”, referiu.
Anunciou que serão assinados alguns instrumentos jurídicos para conformar os já existentes, tendo destacado os sectores da Saúde, Educação e Ensino. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Angola deseja também estabelecer cooperação nas áreas de investigação científica e da pequena e média indústria.
C/ JA