Economia
“Diversificar a economia é única forma do país não cair mais numa crise profunda”
O preço da comercialização do petróleo Brent, que serve de referência as exportações de Angola, abriu nesta quinta-feira, 23, com ligeira queda no mercado internacional ao preço no valor de 78,84, dólares, cuja depreciação é avaliada em 0,30% em relação ao período homólogo.
O OGE deste para o ano económico 2025, foi previsto para 70 dólares/barril, e com uma estimativa de produção de um milhão e noventa e oito mil barris de petróleo por dia.
Sobre o assunto, o economista, Pedro Cajama, atribui a alteração do preço do crude no mercado internacional, ao discurso do Presidente norte-americano, que incentivou a exploração intensa do petróleo daquele país.
O académico disse também que, quanto maior é a oferta, a tendência é do preço cair ao nível do mercado internacional.
Cajama disse que, no contexto angolano, é hora de diversificar a economia, única forma do país não cair mais numa crise profunda, com vista a não complicar a previsão do OGE deste ano, e essas oxilações vão continuar.
“A economia tem a característica de petrodólar, qualquer variação no preço do petróleo complica as nossas contas”, disse.
No seu discurso de tomada de posse esta segunda-feira, 20, em Washington D.C., o Presidente Donald Trump voltou a afirmar que o foco da sua governação será na retomada do crescimento da economia norte-americana.
“Iremos perfurar e perfurar. A América será mais uma vez um país industrial. A maior quantidade de petróleo e gás que qualquer outro país na terra e iremos usar esse arsenal. Diminuiremos os preços, preencheremos nossas reservas estratégicas e exportaremos a energia norte-americana para todo o mundo mais uma vez”, disse, numa altura que o barril de petróleo Brent está acima de 80 dólares.
“Vamos produzir maior quantidade de petróleo que qualquer outro país”