Sociedade
Distração do motorista apontada como causa do acidente que vitimou cinco pessoas em Viana
A distração do motorista que fazia a cobrança do bilhete de passagem durante a condução foi apontada como causa do acidente que vitimou cinco pessoas e ferido outras 20, na Avenida Deolinda Rodrigues, no município de Viana, em Luanda.
Segundo os passageiros, o condutor do autocarro, que fazia o trajecto Viana/Catete, estava a fazer cobranças dos valores da passagem em simultâneo com a condução, e foi embater contra um camião que se encontrava parado, na zona do conhecido parque do “Ti Show”, conforme noticiou o Correio da Kianda.
Já o porta voz da empresa Transporte Colectivo Urbano de Luanda, André Gomes, explicou que o autocarro faz a carreira Intermunicipal e por isso não tem necessidade de fazer-se acompanhar de um cobrador, como acontece no serviço inter-urbano.
“O motorista cobra e certifica que o passageiro passou a catraca… Ele carrega numa parecem obrigatória, certifica-se de que todos os passageiros estão abordos e só assim é que ele faz caminho. E ao longo da viagem não temos tido o sobe e desce de passageiros neste perímetro”, esclareceu.
André Gomes acrescentou ainda que a transporte só usa cobrador no serviço inter-urbano, pelo facto de haver “um número excessivo de passageiros”, o que é diferente nos transportes inter-municipal.
O acidente ocorreu nas primeiras horas desta sexta-feira, resultando na morte de cinco pessoas e ferimento de outras 20.
Os feridos foram transportados para o Hospital Municipal do Kapalanga, há cerca de cinco quilómetros do local do acidente.
O director Clínico do Hospital, Walter Santos, disse que inicialmente receberam 18 pacientes, é depois mais dois, transferidos do Centro de Saúde Ana Paula, na Vila sede do município.
O responsável garantiu que dos pacientes que a unidade recebeu não se registou qualquer óbito, é que os pacientes com ferimentos ligeiros já receberam alta hospitalar, é os dois casos graves vão continuar em observação médica.
Mateus Plural
06/09/2024 at 1:38 pm
O porta-voz da Tcul tem de ser sério para ser acreditado. Eu viajo muitas vezes nos autocarros e é frequente ver motoristas a fazerem o duplo papel de motoristas-cobradores, isto em todas as demais empresas de maximbombos. Há inclusive fiscais que pactuar com isso, recebendo os chamados “FRUNCUS” (Subornos) dos motoristas.
Há também a moda dos motoristas e cobradores meterem namoradas ou “miúdas da yúla” a fazerem o papel de cobradoras privadas.