Connect with us

Sociedade

Discurso proferido pelo José Eduardo Dos Santos no acto de Inauguração da nova sede da FESA

Published

on

“ Solidariedade e Amor ao Próximo”

Sr. Presidente da Comissão Permanente da FESA, Srs. Curadores, Distintos Convidados , Minhas Senhoras e Meus Senhores,

A inauguração destas instalações da Sede da FESA é mais um passo no percurso da sua existência como instituição filantrópica sem quaisquer fins lucrativos, vocacionada para o bem-estar social.

De facto, em 1996 a FESA foi fundada com o propósito de promover a solidariedade em benefício da população mais carenciada, actuando nesse sentido em diversas áreas de apoio à criança, educação, saúde, ciência e pesquisa, cultura, desporto e ajuda humanitária.

Nestes vinte e dois anos da sua existência a FESA consolidou e desenvolveu as suas estruturas organizativas que a partir de hoje, ganham um novo impulso graças a estas instalações. Com efeito, pode a médio prazo desenvolver mais acções por forma a beneficiar um número crescente de necessitados.

Assim, para além do que já foi feito a FESA propõe-se a atingir novos objetivos que visam a essencialmente a inclusão social e a qualificação técnico-científica da juventude com um modesto contributo para o desenvolvimento económico e social do nosso país.

Neste sentido, vamos continuar a dar uma especial atenção ao apoio à criança e à juventude em particular, tendo em conta não só a vulnerabilidade, como também o impacto que a sua formação tem necessariamente sobre o futuro do país. Por essa razão, o apoio à criança deficiente, sobretudo as que integram famílias de menores recursos financeiros, constitui um do pilares da nossa actuação.

Pretendemos, além disso, incrementar as nossas acções de cooperação com o Ministério da Educação, no domínio do combate ao analfabetismo e com o Ministério da Agricultura no domínio do combate a fome e à pobreza. Vamos incrementar também as nossas acções na área da formação técnico- profissional e do ensino superior dando atenção particular ao apoio à investigação e pesquisa científica, e aos inventores angolanos que estão aqui estão representados e têm conquistado vários prémios no plano internacional

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

A FESA, como aliás, todas as fundações, é uma instituição que se integra no chamado Terceiro Sector, ou sector não lucrativo, e pretende somente auxiliar o sector público a resolver problemas que no dia-a-dia se colocam aos cidadãos cuja a satisfação é determinante para o bem-estar social, procurando deste modo ajudar o seu contributo para tornar a sociedade mais justa e equilibrada.

O desenvolvimento que pretendemos imprimir à FESA deve levar a instituição a incrementar as suas acções filantrópicas, colocando o acento tónico da sua existência em acções de interesse social a fim de nos associarmos às respostas que estão a ser dadas pelo sector público às exigências crescentes dos cidadãos em termos de desenvolvimento social.

Agradeço a vossa presença e conto com o apoio de todas as pessoas de boa vontade, com mais solidariedade e amor ao próximo.

Muito Obrigado!

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas