Sociedade
Director Municipal da Educação em Mbanza Congo denuncia casos de assédio e abuso sexual nas escolas públicas
O Director Municipal da Educação em Mbanza Congo, província do Zaire, João Lemos, denunciou o registo recorrente de casos de assédio e abuso sexual à alunas das escolas públicas naquela região do norte do país.
A denúncia de casos de assédio e abuso sexual nas escolas foi tornada pública na manhã desta terça-feira, em Banza Congo, numa das escolas da cidade do Zaire, na abertura da implementação do projecto Queen’s Head e Respeitar o Meu Corpo, ensinando crianças a identificar as partes do corpo, incluindo a protecção contra qualquer forma de violência.
“Nós temos recebido várias denúncias, sobretudo assédio e abuso sexual nas escolas. Nesta vertente, que é a direcção municipal, em colaboração com a Acção Social [Família e Igualdade do Género], estamos a levar esse projecto para despertar, digamos, os nossos alunos. A criança deve aprender quais são as partes de permissão e quais são as partes de alerta e quais são as partes de perigo. Tanto é isso que gostamos a levar, para que todos os alunos conheçam. Quando é parte de permissão, nós podemos efectuar essa amabilidade, mas quando é de alerta, nós temos que ter cuidado, e o próprio aluno, a própria criança deve ter cuidado”, explicou.
João Lemos fala de cerca de seis casos de assédio e abuso sexual já registados nas escolas de Mbanza Congo.
“É melhor queixar ao seu pai, queixar ao mais próximo, queixar à mamã, para ver se é que nós banimos esse tipo de situação que tem ocorrido na nossa sociedade, em particular nas nossas escolas”, acrescentou.