Connect with us

Politica

Direcção de Publicidade capacita gestores de órgãos de comunicação públicos em negócios de publicidade

Published

on

Cerca de 50 gestores de diversos órgãos de comunicação social públicos foram capacitados esta sexta-feira, 10, em matérias ligadas ao negócio da publicidade.

Na abertura do encontro, o Secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas, disse que o MINTTICS, através da Direcção Nacional de Publicidade, promoveu o evento com o objectivo de aprimorar os mecanismos, dar maior visibilidade às empresas e criação de expedientes extraordinários para angariação de receitas.

O governante fez saber que com o seminário se pretende ouvir vozes da experiência, as contribuições de todos que directa ou indirectamente, intervêm na área do marketing e publicidade, para melhores políticas que vão ao encontro das necessidades do mercado.

“Esta formação reforça e desperta as áreas comerciais e de publicidade do sector para a elaboração de uma estratégia diferenciada que conduz a esse objectivo”, sublinhou.

Nuno Caldas apelou à Direcção Nacional de Publicidade a continuar a trabalhar na divulgação da Lei da Publicidade, assim como promover um diálogo aberto e sincero com os operadores do sector, para o alcance de melhores resultados no mercado.

Por seu turno, o Director Nacional de Publicidade, José Matuta Cuato, disse que o objectivo do clico de formação é fornecer aos gestores dos órgãos de comunicação públicos ferramentas que lhes permitam buscar o auto-financiamento.

“O objectivo desse ciclo de formação é de potencializar e partilhar conhecimento com alguns estudiosos da matéria e actores que têm alguma intervenção directa ou indirecta no mercado da publicidade porque, entendemos, por um lado, que hoje, os órgãos de comunicação, sobretudo públicos, têm dificuldades em financiarem-se”, frisou.

José Cuato acredita que “a publicidade é um instrumento fundamental para financiar os órgãos de comunicação social e, sobretudo, para promoção da própria democracia, através do financiamento dos órgãos de comunicação social”.

O Director Nacional de Publicidade admite que há ainda por parte dos gestores de comunicação social públicos um certo desconhecimento da matéria ligada ao negócio da publicidade.

“Tem havido desconhecimento do próprio negócio e ciclo de como ele funciona por parte de alguns gestores. Entendemos que o Ministério, através da Direcção Nacional de Publicidade, poderia dar algum contributo para melhorar e potencializar os gestores que têm como missão negociar espaços de antenas, negociar publicidade com as agências de publicidades e os anunciantes, para que de facto tenham ferramentas que os possibilite a trabalhar e trazer mais rentabilidade aos órgãos de comunicação social e também melhorar, de certa forma, o funcionamento dos próprios órgãos de comunicação, através do financiamento”, avançou.

Participaram do evento o Director Nacional de Informação e Comunicação, João Demba, gestores de diversos órgãos de comunicação social públicos, bem como distintos convidados.

Publicidade: “temos como desafio a formação de alto nível de quadros nacionais”