Connect with us

Politica

Direcção da TCUL declina responsabilidades sobre anunciada “greve de fome” da Comissão Sindical

Published

on

A empresa Transporte Colectivo Urbano de Luanda (TCUL) declina responsabilidades sobre a greve de fome anunciada pela comissão sindical da Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), por constituir violação a Lei Geral do Trabalho e ao regulamento interno da empresa.

Numa nota de imprensa enviada ao Correio da Kianda, a TCUL informa que a greve de fome anunciada pela Comissão Sindical da CGCILA naquela empresa é “grave e viola a Lei Geral do Trabalho e o regulamento interno”.

No documento, datado de 28 de Maio corrente, o Conselho de Administração da empresa pública de transporte afirma que decorre na TCUL um processo disciplinar contra os trabalhadores que tiveram faltas injustificadas durante o mês de Abril, aquando da greve, em consonância com os artigos 46º e seguintes da Lei nº 7/15 de 15 de Junho, Lei Geral de Trabalho, que lhe confere o poder de disciplinar trabalhadores em caso de violação dos deveres laborais.

No documento, a TCUL considera “caluniosas e difamadoras as declarações que constam no documento emitido pela CGSILA e endereçado ao Governo da Província de Luanda, bem como, difundidos por alguns medias, no qual dá conta da intenção de despedimento ilícito de mais de 1.460 trabalhadores”.

A transportadora justifica com o facto, a empresa ter um total de 1.710 funcionários, o que faz com que o número citado pela CGSILA como estando na eminência de serem despedidos seja superior a 85% da força de trabalho. “Tal facto já exemplifica a má fé dos responsáveis da comissão”, lê-se ainda no comunicado, que termina declinando responsabilidade de todo acto associado à anunciada greve de fome.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (6)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD