Connect with us

Politica

Diplomata angolano assume presidência da comissão da CEEAC

Redação

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, participou esta quinta-feira, 30, na XVII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), que culminou com a eleição do diplomata angolano Gilberto Veríssimo para a liderança da Comissão da organização.

Na Cimeira, que decorreu por videoconferência, os líderes da CEEAC, reunidos por mais de seis horas, abordaram com profundidade, entre outras questões, as reformas da instituição.

“Foi feita a revisão do tratado da organização, bem como procedeu-se à análise dos seus protocolos, no quadro da nova dinâmica que se pretende para a CEEAC”, afirmou, no final da reunião, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Em declarações à imprensa, o chefe da diplomacia angolana sublinhou que as reformas em curso visam dar uma nova dinâmica à organização, com realce para o seu Secretariado.

Por seu lado, o embaixador angolano Gilberto Veríssimo, que vai presidir a Comissão da CEEAC nos próximos cinco anos, considera fundamental fazer com que a organização seja vista pelos habitantes dos Estados-membros como um espaço comum.

A CEEAC foi criada em Libreville, Gabão, em 1983, e tem como objectivos a promoção da cooperação e do desenvolvimento auto-sustentável, com particular ênfase para a estabilidade económica e melhoria da qualidade de vida da população da região.

Os 11 Estados-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central são Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Tchad, República do Congo, República Democrática do Congo, Rwanda, Guiné Equatorial, Gabão e São Tomé e Príncipe.

Por Angop

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *