Politica
Diplomacia: Angola relança cooperação com Índia
Angola tornou-se o epicentro de muitas relações internacionais. Depois dos Estados Unidos, da recalibragem com a China, da história com a Rússia, do papel nos Grandes Lagos e Coreia do Sul, a diplomacia angolana está a investir na cooperação com a Índia.
Segundo dados, actualmente, a Índia é o terceiro maior parceiro comercial de Angola, partilhando cerca de 10% do comércio externo de Angola, principalmente devido à compra de petróleo bruto a granel, a relação comercial é manifestamente impulsionada pela parceria petrolífera.
Entretanto, o cientista político Eurico Gonçalves encara o relançar da cooperação entre Angola com a Índia, como seguimento das políticas diplomáticas do executivo angolano no âmbito da Agenda 2050, “com vista a industrialização e transformação das suas matérias primas e nesta cooperação baseia-se no princípio das vantagens mútuas, tendo em conta que aquele país asiático está virado ao progresso científico-tecnológico”.
“A Índia representa a maior economia do sul da Ásia e a cooperação poderá potenciar a indústria angolana, por ter um dos maiores programas espaciais do mundo e, Angola sendo detentor do satélite Angosat-2, pode tirar proveito de operação em segurança espacial”, considerou.
Escute a análise nos jornais da Rádio Correio da Kianda, às 13h e 19 horas.