Ligar-se a nós

Sociedade

Dificuldades e avanços do Luau auscultadas por Gonçalves Muandumba no mês da Dipanda

Com uma extensão de 3 839 km², e cerca de mais de 31 mil habitantes, o município do Luau, já é visto como sendo o estratégico para a Província do Moxico e não só, devido às suas potencialidades sobretudo a do caminhos de ferro que liga a circulação do comboio para os países vizinhos, que para além das facilidades, tem criado rapidez no transporte das mercadorias no corredor do Lobito.

Publicado

em

O Governador da Província do Moxico, esteve no Luau, onde para além de presidir o acto provincial do 11 de Novembro, constatou a realidade do Município, na qual, os avanços e as dificuldades, foram as preocupações mais apresentadas pelos munícipes.

Gonçalves Muandumba, para além de cumprir uma Jornada de campo, que serviu para constatar não apenas as carências, mas também para inaugurar infra-estruturas construídas no quadro do Programa Municipal de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, com a inauguração de um sistema de abastecimento de Água para mais de 10 mil pessoas, o Governador reuniu com vários membros da Sociedade Civil, membros de diferentes partidos na oposição, e das entidades tradicionais, num encontro marcado por um permanente diálogo, onde foram apresentadas várias inquietações, e sinais de desconfortos por parte de alguns populares que não se revêm nos seus Administradores, o que levou alguns durante a reunião com o Governador, a denunciar um suposto desvio de medicamentos no Hospital Municipal do Luau.

E das dificuldades apresentadas, a falta de remédio no Hospital Municipal, de sementes para produção agrícola, entre outras, estavam entre as mais assentes, tendo o Governador prometido implementação de políticas emergentes para que se possa inverter o quadro.

Há um ano como Dirigente do Moxico, é a primeira vez que Gonçalves Muandumba deslocou-se ao Município do Luau, nas vestes de Governador, o que permitiu também, saber do desempenho da Administração Local, e do andamento do Instituto agrário, um complexo estudantil em fase de acabamento, que comporta seis blocos, sendo três de um piso, para mais de 20 salas de aulas, laboratórios, dormitórios, refeitório, ginásio, quadra desportiva multi-uso, área administrativa, entre outros compartimentos, uma instituição de ensino que tão logo entrar em funcionamento, prevê receber alunos de várias localidades do país, que se irão formar em ciências do saber agrícola, a julgar pelas potencialidades que a região apresenta no domínio agro-pecuário.

Muandumba, que reconheceu as dificuldades do Município, que ainda enfrenta um défice de energia eléctrica em alguns bairros, habitação condigna, e água potável em toda extensão, pediu engajamento de todos os munícipes, e da intervenção de investidores, no Sector econômico do Município para alavancar cada vez mais e economia naquela Região.

Os 43 anos de independência na Província do Moxico, foram comemorados no Município do Luau, e contou com uma moldura humana de mais de 50 mil pessoas.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD