África
Diferenças políticas levam ex-presidente da Zâmbia a ser enterrado na África do Sul
Os problemas das diferenças políticas entre o Actual e o ex presidentes da República da Zâmbia, obrigam a que o corpo do antigo chefe Edgar Lundu sejam sepultados na África do Sul, por decisão da família do malogrado.
A notícia é veiculada pela BBC News, que refere, na sua edição online, no centro da disputa está, a exigência da família, de que o actual Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, rival político de longa data de Lungu, fique longe do funeral.
A família do Ex-presidente da Zâmbia, informou que Edgar Lungu será enterrado na África do Sul, em uma cerimónia privada após uma discussão com o Governo sobre os preparativos do funeral.
Na noite de quinta-feira, o Presidente Hakainde Hichilema interrompeu o período de luto nacional após a família de Lungu recusar-se a permitir que o seu corpo fosse repatriado da África do Sul, conforme planeado.
O funeral havia sido marcado para domingo na capital da Zâmbia, Lusaka. No entanto, a família agora afirma que anunciará posteriormente quando Lungu será enterrado em Joanesburgo com “dignidade e paz”.
Será a primeira vez que um ex-chefe de Estado de outro país, será enterrado na África do Sul.