Connect with us

Educação Financeira

Dicas para encerrar o ano com as finanças pessoais em dia

Published

on

Ainda em relação ao final do ano, mas com foco no Natal, a dica é fazer uma lista dos presentes que se quer comprar e o valor que se deseja e se pode gastar com cada um deles.

Para quem recebe 13º salário, o dinheiro pode, e deve, ser usado para esses gastos de fim de ano, uma vez que o objectivo dele é – e sempre foi – o de oferecer uma gratificação aos trabalhadores, ou seja, é um dinheiro extra, que deve ser utilizado para despesas não fixas, como é o caso das compras de fim de ano.

O planeamento financeiro para o ano seguinte é frequentemente comprometido por conta dos parcelamentos feitos no fim do ano. Por isso, a recomendação é que sempre se poupe ao longo do ano para que possa comprar à vista e ainda obter bons descontos.

Aplicativo de telemóvel e tablet para gerir as suas finanças

Já existem milhares de angolanos que instalaram aplicativos de telemóvel e/ou tablet para controlar as finanças pessoais. Você ainda não possui? De que espera? Existem variadas opções! No fim do ano as contas costumam se acumular e temos de recorrer às ferramentas de auxílio. Não é bom fazer as contas só de cabeça. Se você não tem memória boa, então, melhor nem pensar duas vezes.

Ao instalar um aplicativo de finanças, você já pode, desde já, lançar os gastos futuros que pretende ter no fim do ano, bem como os grandes gastos de janeiro. As decisões financeiras racionais, com fundamentos, tendem a ser mais recompensadoras. As decisões, puramente emocionais, tendem a trazer surpresas desagradáveis financeiramente.

Venho desejar um feliz 2023 para si e para a sua família!

Economista e Docente Universitário

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *