Connect with us

Economia

Diamantino Azevedo avalia projectos de exploração de ouro e fosfato em Cabinda

Published

on

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás declarou que existem em Cabinda projectos de prospecção de ouro e fosfato em curso, para além da exploração de petróleo, que levaram aquele Ministério à deslocar-se à província mais ao Norte, esta quinta e sexta-feira, 27.

“A visita à Cabinda não é, especificamente, para tratar da refinaria, mas é para, em conjunto com o Governo da Província, passarmos em revista todos os projectos que temos para o sector mineiro e para o sector do petróleo e são vários projectos”, referiu, Diamantino Azevedo, em declarações à imprensa.

A informação foi reforçada pelo Director Nacional dos Recursos Minerais, que disse que para além dos projectos de prospecção e exploração de ouro, há, igualmente, o projecto de fosfato em fase de prospecção em Cacata.

De acordo com Paulo Tanganha, naquela província, existe um projecto de prospecção de potássio, um mineiro utilizado na produção de fertilizantes. Rochas fosfatadas e calcários betuminosos também fazem parte do potencial geológico-mineiro de Cabinda.

Outro aspecto que mereceu destaque durante a visita da delegação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás foi que, no mandato foi feita a extensão do bloco zero até 2050, “o que nos dá uma perspectiva de desenvolvimento não só ao nível dos petróleos, mas também do gás e da Refinaria de Cabinda”, argumentou o ministro.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Colunistas