Connect with us

Economia

Diamantino Azevedo avalia consórcio entre petrolíferas para fornecimento de gás à Angola LNG

Published

on

O ministro do Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, manteve nesta quarta-feira, 08, um encontro com o presidente da ENI para a Área Subsariana de África, Lorenzo Fiorilli, que teve como foco apresentar o balanço da actividade da ENI Angola em 2020.

De acordo com o comunicado ao qual o Correio da Kianda teve acesso, estiveram em cima da mesa o projecto do novo consórcio de gás em fase final de discussão e com previsão de arranque para meados de 2021, formado pela ENI, Sonangol Pesquisa e Produção, BP Chevron e Total, visando a produção de recursos de gás não associado nos blocos 15/14, 1/15, 2/15 e 3/15 para o fornecimento de gás ao projecto Angola LNG e outros de utilização de gás e o projecto Fotovoltaico de Caraculo, cujo objectivo é a instalação de uma central fotovoltaica (energia solar) para a produção de energia na província do Namibe numa parceria com a Sonangol.

Foram ainda apresentados o programa de trabalho do Bloco 15/06 para 2021, com destaque para a perfuração de três poços de exploração, aquisição sísmica e a perfuração de poços de desenvolvimento no campo Mpuni e também os resultado dos projectos de sustentabilidade desenvolvidos por aquela companhia petrolífera em Angola, com destaque para os de acesso à energia e água, desenvolvimento da agricultura, saúde, educação e capacitação de profissionais de saúde.

Lorenzo Fiorilli abordou também com o ministro Diamantino Azevedo a participação da ENI no projecto de expansão da refinaria de Luanda, cujo processo sofreu um significativo abrandamento devido a pandemia da covid-19 e falou dos esforços que estão a ser envidados para a recuperação do referido atraso.

Estiveram presentes no encontro o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, Alexandre Barroso, directores do MIREMPET e da ENI em Angola.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Colunistas

© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD