Connect with us

Politica

Diamantino Azevedo apela ao trabalho de persistência para exploração semi-industrial de diamantes no país

Published

on

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás realizou nesta sexta-feira, em Luanda, um encontro sobre de atividades semi-industrial de diamantes no país, com objetivos de avaliar as orientações baixadas recentemente às Cooperativas que actuam no sector, para transforma-las em Sociedades comerciais e melhorar as suas atividades.

O ministro Diamantino de Azevedo, que presidiu ao encontro, anunciou na ocasião, a implementação do regulamento de exploração da atividade semi-industrial, recentemente aprovado, e que vai permitir a existência de atividade diamantífera a nível de pequena e média escala no país.

No que a avaliação diz respeito, o ministro reconheceu, por outro lado, que a pandemia da Covid-19 terá influenciado negativamente para o cumprimento das orientações baixadas anteriormante. “Mas temos de ser persistentes, a trabalhar, no sentido de vermos as cooperativas a evoluírem para cumprimento do regulamento semi-industrial de exploração de Diamantes, porque só isto fará com que haja mais benefícios para o Estado, mais benefícios para as comunidades, mais respeito ao ambiente e melhor cumprimento da legislação nacional e internacional de exploração sustentável dos recursos minerais”.

Diamantino Azevedo referiu ainda haver, no sector, vários desafios, que considerou de significantes, para as cooperativas, organização técnica e administrativa, bem como da observância dos princípios de desenvolvimento de projectos mineiros. O combate ao garimpo, melhor apoio às cooperativas foram também apontadas como desafios.

Sobre as orientações que haviam sido deixadas na reunião anterior, o ministro disse que não se deve atribuir responsabilidades apenas às cooperativas ou aos órgãos governamentais, tendo apelado ao diálogo conjunto que permitam encontrar “o melhor caminho para que o nosso povo, o nosso país beneficie cada vez mais e melhor dos nossos recursos minerais e que eles sejam efetivamente uma bênção para o nosso povo”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania