Sociedade

Dia Internacional da Luta contra Tráfico de Drogas marcado por incinerações de estupefacientes

Publicado

em

Para travar a circulação no mercado e evitar o consumo de vários tipos de droga foi esta quinta-feira, 26, transformado em cinza vários gramas de droga, com destaque para a cocaína, considerada de maior relevância e pesada, que tem sido usado como placa giratória para entrar aos países vizinhos, como Namíbia, África do Sul, de Moçambique e para a Europa, disse o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal.

“Tivemos aqui a incineração de 428 kg, 678 gramas da droga do tipo cocaína, também tivemos aqui 814 gramas de bicarbonato, 400 gramas de anfetamina, 196 gramas de metanfetamina, 100 gramas de crack, 90 gramas de cetamina e aqui também 1100 ml de cetamina em líquido 20 gramas de êxtase e 131,70 kg da droga leve, a droga cannabis activa, mais conhecida entre nós como Alhambra, que aliás até é de produção nacional”, disse.

A nível do território nacional, de Janeiro a Maio do presente ano, foram registados 508 crimes de tráfico e consumo de estupefacientes e outras substâncias psicotrópicas e precursoras tendo registado um total de 579 cidadãos envolvidos nestes crimes, assegurou Manuel Halawaia.

Dentre os envolvidos, constam da cidadãos de nacionalidade brasileira, sul-africanos, nigerianos, chineses e também vietnamitas.

“Sobretudo aqui os chineses e vietnamitas estão envolvidos nas drogas do tipo anfetamina, ketamina e metanfetamina e também a éxtase. São as drogas que estes cidadãos asiáticos são propensos ao seu consumo e que arranjam sempre maneiras de trazer este tipo de droga” sublinhou.

Estas drogas entraram no país de forma dissimulada, Manuel Halawaia explica que, quer em malas de viagem, quer ingerida no estômago em cápsulas, tecidos, em panos, ou outras maneiras, são as opções escolhidas pelos implicados para a circulação da droga.

O porta-voz revelou que a maior parte desta droga apreendida vem da República Federativa do Brasil, concretamente no estado de São Paulo, na cidade de Guarulhos, via marítima, dissimulada em caixas de coxas de frango e também nos ventiladores dos contentores frigoríficos.

Esta droga apreendida aqui está incluída em 136 processos-crimes, tanto dizer que destes processos-crimes alguns já foram remetidos a juízo e outros já estão a ser julgados e os seus autores condenados.

Sobre a data

O Dia Internacional da Luta contra o uso e Tráfico Ilícito de Drogas celebra-se a 26 de Junho. Foi em 1987 que se instaurou esta data como o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, pela resolução 42/112 da ONU, para implementar a recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada a 26 de Junho de 1987.
Estima-se que morrem cerca de 200.000 pessoas anualmente por causa das drogas ilícitas. Em vários países do mundo realizam-se encontros para discutir a resolução do problema do uso e tráfico de drogas, assim como o tratamento dos danos causados pelas drogas. Também se verificam campanhas de consciencialização contra os perigos das drogas e se abrem linhas para a doação de fundos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version