Connect with us

Sociedade

Dia Internacional da Juventude serve para reflexão sobre anseios dos jovens, diz analista

Published

on

No Dia Internacional da Juventude, celebrado esta segunda-feira, 12 de Agosto, o analista Mário Gerson, defende que há a necessidade de reflexão sobre a juventude, os seus esforços, anseios e problemáticas derivadas do desemprego.

“Urge a necessidade do estabelecimento de políticas que possam ajudar os jovens a terem uma inserção naquilo que é o mercado do trabalho para serem força motriz para o desenvolvimento dos países”, disse hoje, no espaço Visão Global, da Rádio Correio da Kianda.

Por sua vez, o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) considera a data de capital importância, pelos jovens serem “a força activa do país e a maior franja da sociedade angolana”.

Em declarações à Rádio Correio da Kianda, o Vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude, Sebastião Jaca Maurício, disse que “é um dia que leva a reflexão dos principais problemas da mocidade”.

“Cada dia que passa surgem novos desafios, dos quais é preciso reinventar-se. Como a sociedade sabe, o CNJ escolheu nesse seu mandato como suas principais bandeiras a educação, empregabilidade e habitação, é nesses eixos que temos estado a trabalhar com o apoio das várias organizações afectas ao CNJ”, referiu.

Sebastião Jaca Maurício avançou, igualmente, que para a empregabilidade, o CNJ criou cooperativas ao nível das províncias e municípios, que conta com o apoio do Fundo Agrário para o Desenvolvimento (FADA).