Connect with us

Sociedade

Dia de Moçâmendes: população reconhece avanços da capital do Namibe

Published

on

O município sede Moçâmendes, capital da província do Namibe, completou na passada quinta-feira, 04 de Agosto, 173 anos, desde que ascendeu à categoria de distrito em 1849. Conta-se a partir do século XV, quando, em 1845, Diogo Cão descobriu a região.

O acto central das festividades de mais um aniversário da cidade de Moçâmendes, será realizado neste sábado, 06, no parque do Campismo, onde terá vários atractivos entre os quais feiras de venda de diversos produtos.

Em ocasião dos 173 anos, desde que Moçâmendes ascendeu como cidade, a equipa do Correio da Kianda, que se encontra na província do Namibe, ouviu a população local, sendo que a maioria foi unânime em reconhecer avanços em diversas áreas sociais, apesar dos “muitos desafios pela frente”.

Maria Rodrigues, residente em Moçâmendes há mais de 25 anos, disse que a cidade que completou mais ano, registou inúmeros avanços socioeconômico, mas muitos sectores ainda precisam de grandes intervenções para atingir o desenvolvimento desejado.

Um outro munícipe disse ao nosso jornal, que em algumas vertentes a cidade capital regrediu, referindo-se a paragem das obras de construção da ilha do Namibe, que partia do porto do Namibe até a localidade do Saco Mar, que estão paradas “desde que Isaac dos Anjos, antigo governador deixou” a província. Ao mesmo tempo, diz que dê lá pra cá, muita coisa melhorou “significativamente”.

“Ainda existe muito trabalho pela frente para a melhoria de condicoes de vida dos habitantes da cidade, onde há maior aglomerado de pessoas da província do Namibe”, finalizou.

O deficiente saneamento básico, desde o envelhecimento da urbe, falta de rede de esgotos, valas de drenagem, canais de evacuação de residências e edifícios, o que provoca aparecimento de águas residuais e pluviais nas estradas, saúde, educação e emprego, estão entre as principais preocupações da população de Moçâmendes.