Connect with us

Lifestyle

Dia de África: MultiChoice lança canal de filmes pop-up para cineastas africanos

Published

on

O Grupo MultiChoice lança hoje o M-Net Movies AfroCinema, um canal pop-up, provisório, dedicado à exibição e celebração de filmes africanos contemporâneos, para comemorar o Dia de África, a ser celebrado na próxima terça-feira, 25, e estará disponível até Domingo, 30 de Maio de 2021, na posição 198 para os clientes Premium e Mega na DStv.

De acordo com a distribuidora de TV por satélite, a iniciativa visa mostrar a diversidade cultural africana, através de filmes produzidos por cineastas de todo o continente, para transformar os desafios em possibilidades.

Reconhece que as indústrias cinematográficas locais em todo o continente que realizaram produções premiadas e que lançaram carreiras de vários realizadores, produtores e estrelas, e que levam as histórias africanas “para nós, por nós” a nível global.

O CEO do Grupo MultiChoice da General Entertainment and Connected Video, Yolisa Phahle, disse que “na sua essência, o Dia de África trata de celebrar a unidade e o sucesso africanos, bem como de reconhecer os desafios que se avizinham”.

O responsável reconhece que afectou “duramente a indústria cinematográfica, e os cineastas” e por que pretende aproveitar Dia de África para celebrar o talento e a resiliência da indústria cinematográfica do continente com o lançamento deste festival de filmes africanos, “onde o nosso público pode desfrutar do AfroCinema a partir do conforto das suas próprias casas”.

Filmes em exibição

No leque de filmes a serem exibidos a partir de hoje consta o ‘Sunset em Makoko (Nigéria)’, que retrata a vida em um dos maiores bairros de lata flutuantes em África, chamado Makoko. Localizado na cidade nigeriana de Lagos, Pôr-do-sol em Makoko apresenta um lugar onde, independentemente do desespero, a comunidade ainda se esforça por viver com alegria e irradiar esperança. Allen Onyige, um cineasta nigeriano e ex-aluno da Academia MultiChoice Talent Factory (MFT), realizou o filme.

O filme angolano ‘Ar Condicionado’, que retrata a aflição de dois empregados que tentam recuperar o aparelho do patrão, diante a misteriosa queda de ar condicionados na cidade de Luanda, será o segundo a ser exibido na sessão.

Do Quénia vem o ‘Ensulo’, produzido pela Turma de 2018 da Academia da Região Austral da MultiChoice Talent Factory (MTF). O filme narra a história de um rei tradicional imaginário gravemente doente, e por conta disso a sua filha é forçada a liderar o reino. Mas a sua capacidade de governar é posta à prova quando uma empresa de engarrafamento de água descobre o abastecimento de água sagrada do reino. É dirigida por Jamal Kishuli, e o elenco inclui Michelle Tiren, Claude Judah, Jacob Otieno, Raymond Ofula, e Cindy Kahuha.
Moçambique é outro país lusófono que tem filme na lista. ‘Comboio de Sal Açúcar’, do género drama de Licínio Azevedo, é um filme ambientado em Moçambique durante uma guerra civil onde um único comboio que liga o país ao Malawi vê passageiros a arriscar a vida para viajar no comboio para escapar.

‘Joba’ da Nigéria, é uma história de amor realizado por Biodun Stephen, e que segue a vida de um casal cristão cuja fé é posta à prova. Joba é uma história sobre amor, força e fé.

A África do Sul terá o filme ‘Back of the Moon’ exibido na sessão do canal afrocinema. A narrativa que conta também com o cantor Moneoa Moshesh em uma das personagens, segue a vida de um gangster na África do Sul que encontra algo pelo qual vale a pena viver.

O ‘bed of thorns’ do uganda, ‘payback’ e ‘i am not a witch’ da– zâmbia ‘promises’ do quénia, ‘the ghost and the house of truth’ e ‘moms at war’ ambos nigerianos, ainda o zambiano e o sew the winter to my skin da africa do sul, bem como o air conditioner, de angola constituem igualmente a lista do top 10 dos filmes em exibição a partir de hoje.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania