Connect with us

Politica

Dia da Paz e Reconciliação celebrado pela primeira vez em África

Published

on

O continente africano celebra, amanhã, terça-feira, 31, pela primeira vez, o Dia da Paz e Reconciliação, na sequência da Declaração da 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da UA sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em 28 de Maio de 2022, na capital da Guiné Equatorial, Malabo.

Segundo nota da Embaixada de Angola na Etiópia, o lançamento da referida efeméride continental deverá ocorrer sob liderança do Presidente da República, João Lourenço, enquanto Campeão para a Paz e Reconciliação em África, com a realização de uma reunião virtual, organizada pelo Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana.

De acordo com o programa da cerimónia, o Chefe de Estado angolano efectuará o discurso inaugural e procederá o lançamento do “Dia da Paz e Reconciliação em África”, amanhã, 31 de Janeiro, data propositadamente escolhida em homenagem a adopção, em 2015, da Agenda 2063 da UA, intitulada “A África que nós queremos”.

A agenda prevê também uma declaração do Presidente da Comissão da União Africana (CUA), o tchadiano Moussa Faki Mahamat, e intervenções de representantes dos Estados-membros, sobretudo os que compõem o CPS da organização continental.

O evento contará ainda com duas declarações de boa vontade, sendo uma do Presidente do Painel de Sábios da UA e antigo Presidente da República do Burundi, Domitien Ndayizize, e outra da Co-presidente da Rede de Mulheres Africanas na Prevenção e Mediação de Conflitos “FemWise-África”.

De ressaltar que a proposta de criação do “Dia Africano da Reconciliação e Edificação da Paz”, a 31 de Janeiro, foi decidida na cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, a 28 de Maio de 2022.

UA prevê discurso de João Lourenço nas celebrações do Dia da Paz e Reconciliação em África