Ligar-se a nós

Politica

Dia da Juventude Angolana: JMPLA encoraja jovens a continuarem a dar o seu contributo para o desenvolvimento do País

Publicado

em

Em declaracão por ocasião do 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, data instituída em memória ao herói e nacionalista José Mendes de Carvalho, conhecido por Hoji-ya-Henda, morto aos 26 anos, em 1968, na aldeia de Karipande, durante um assalto a uma base das tropas coloniais portuguesas na região, a JMPLA, ala juvenil do MPLA, enaltece em nota, os feitos do Herói de guerra, José Mendes de Carvalho “Hoji-ya-Henda”, Patrono da Juventude Angolana, e encoraja os jovens a continuarem a dar o seu contributo para o desenvolvimento do País.

Na declaracão enviada a redacão do Correio da Kianda, a JMPLA incentiva à Juventude a amar à pátria e dedicar-se aos estudos, à formação académica e técnico-profissional, enquanto pressupostos fundamentais para a sua participação activa na edificação da Nação.

Entende a maior organizacão Juvenil do país, que o futuro de Angola passa pelo reforço do investimento na formação e capacitação dos Jovens e no aumento das oportunidades para que estes possam contribuir com as suas ideias criativas e inovadoras, e reconhece a aposta do Presidente João Lourenço na valorização de quadros Jovens, enquadrando-os em áreas importantes de tomada de decisão e confiando-os à condução de sectores estratégicos para o desenvolvimento sustentável do País.

Neste sentido, concluí a nota, que a JMPLA, defende que o País deve continuar a transformar a energia e o dinamismo da sua Juventude, como alavanca para a construção de uma sociedade justa, solidária, humanista, de paz e progresso social, e, que apesar das dificuldades ainda reinantes, a JMPLA exorta à Juventude angolana a manter-se firme, serena, confiante e reforçar o seu espírito patriótico e de esperança por um futuro melhor.

Recorde-se que, a institucionalização da data, que constitui um dos símbolos de memória da luta de libertação nacional, propõe uma reflexão sobre o que foi o papel da juventude no passado, como deve encarar o presente e os desafios do futuro. Mais do que isso, homenageia a figura de Hoji-ya-Henda, um símbolo de patriotismo, abnegação e entrega à causa nacional de liberdade, sendo por isso, patrono da juventude angolana, que hoje, mais do que nunca, tem os olhos voltados para a consolidação da paz e reconciliação nacional, mas também para o desenvolvimento, inovação e modernidade.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD