Connect with us

Sociedade

Dezenas de crianças percorrem vários quilômetros a pé em busca de água no Luena

Published

on

Pelo menos mais de 40 Crianças, dos bairros Kapango e 4 de Fevereiro, percorrem diariamente uma distância de 7 à 5 quilômetros, a pé, em busca de água, na cidade do Luena, província do Moxico.

Entre várias outras dificuldades socioeconómicas que a população dos bairros Kapango e 4 de Fevereiro enfrentam na cidade do Luena, a falta de abastecimento de água potável, é a mais preocupante, situação esta, que tem levado muitas crianças, a desafiarem um riacho “Kamilima” de quase 300 metros de profundidade numa escalada de Subir e descer diariamentediariamente, para conseguirem o líquido precioso.

Segundo Samuel Camawe morador do bairro Kapango, em entrevista ao Correio da Kianda, afirma, que as vezes, encontram dificuldades para conseguirem um simples balde de água.

” A água que é tirada no riacho (kamilima) não possuem correntes, e o mesmo líquido as vezes sai com bastante dificuldadese as vezes não sai “. Disse.

Os bairros Kapango e 4 de Fevereiro, constituídos por uma população maioritariamente camponesa, clamam por mais apoios e melhores condições de vida para os seus habitantes, entre as quais, a falta de Escolas do I° e II° ciclo do ensino secundário, fornecimento de Energia eléctrica, Centros de Saúde, reabilitação de estradas, bem como a reparação das condutas de água. Esta último, é a mais esperada pelo seus habitantes, há mais de 30 anos.

Recorde-se que o riacho de “Kamilima”, fica numa grande ravina de difícil acesso, localizado nas proximidades da Universidade José Eduardo dos Santos do Luena, onde a população maioritariamente Crianças buscam água para consumirem. Com uma população maioritariamente pobres, a sua principal actividade económica é agricultura familiar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *