Ligar-se a nós

Educação Financeira

Dez dicas para economizar mais com o seu veículo

Publicado

em

Desconheço quantos carros circulam em Angola e muito menos no mundo. Pela pesquisa que fiz para elaborar este artigo, na consulta pela internet, cheguei a uma média de 1.32 mil milhões de carros a circular ou com capacidade de circular na via pública.

O país com mais carros no mundo é o Estados Unidos da América com cerca de 300 milhões de veículos. O crescimento neste país de 17 milhões carros ano.

Angola, por estimativa da Direcção Nacional de Viação e Trânsito, existem 2 milhões de carros. Há um carro por cada 16 cidadãos angolanos, sendo que esta estimativa é uma média, tal afirmação quer dizer e é assim, há cidadãos com 2, 3, e mais carros na sua posse e muitos milhões sem titularidade de um carro.

Nesta senda de números e grandezas é primordial para os donos dos carros, para quem os utiliza como ferramenta de trabalha: táxis colectivos, carros de turismo, a título de exemplo, além do valor patrimonial de cada carro, é fundamental saber como podemos economizar com o uso de um carro, para que ele dure mais tempo, cumpra com a sua missão de transportar pessoas e bens, mas também que ele seja uma solução de transporte e não uma «dor de cabeça» em termos de despesas ou gastos com manutenção e reparações, além daquelas que pelo uso do carro sempre aparecem ao longo da vida útil de uma viatura.

Este artigo é um roteiro de 10 conselhos para usar e poder poupar com o uso do seu carro:

1 – Economize combustível

Apesar dos preços dos combustíveis: gasóleo e gasolina se manterem desde 1 de Janeiro de 2016, não é de mais lembrar ou relembrar alguns conselhos para o que o seu dinheiro dure mais no que tange ao uso do seu carro.

• O ar condicionado ajuda a gastar mais combustível. Por isso, tente reduzir o uso;

• Mantenha a manutenção em dia para que o motor não consuma mais do que deveria: verifique o nível do óleo do motor, da direcção assistida e dos travões, a água do radiador, o nível da água do limpa-vidros, etc;

• Altas velocidades reduzem a quantidade de combustível;

• Não arranque a alta velocidade. O motor frio exige mais do seu carro e quem paga é você;

• Meça frequentemente a pressão dos pneus;

• Em andamento e com os vidros das portas abertos, pelo atrito e aerodinâmica, faz gastar mais combustível.

• Cuide do interior do carro: os plásticos e borrachas, os bancos, porta-bagagens, etc.

2 – Fuja das multas

Essa é uma figura conhecida e odiada por todos os motoristas. As infracções de trânsito podem gerar multas com valor bem alto. Tal aplica-se a penalizações administrativas por mau estacionamento.

Por isso, seja um condutor consciente e siga as leis de trânsito. Além de poupar o seu bolso, isso também tem o poder de evitar tragédias.

3 – Corte gastos para estacionar

Alguns pátios de estacionamento, principalmente os de grandes cidades, costumam oferecer vagas para os carros a preços não muito amigáveis. Tente não fazer uso deles ao recorrer a opções alternativas, como deixar o veículo em um lugar tranquilo na rua.

Se isso não for possível e o uso de estacionamentos for absolutamente necessário, pesquise por promoções ou faça planos semanais ou mensais por preços mais baixos que os diários. Por exemplo, em Luanda cidade pode estacionar na rua e em parques seguros, sendo que o valor é alto.

4 – Verifique a manutenção regularmente

Um carro cheio de problemas é um carro caro. Se o seu automóvel tem falhas no motor, bateria, eixo, rodas, pneus, entre outros, a probabilidade de você ter que gastar mais do que se tudo estivesse certinho é ainda maior.

Carros em condições abaixo do recomendado podem consumir mais combustível, óleo e bateria. Além disso, se a situação for grave demais e uma ida ao mecânico seja necessária, certamente o valor vai ser mais alto do que um reparo simples. Por isso, fique sempre de olho!

5 – Faça uso moderado do ar condicionado

Em algumas regiões e épocas do ano, fazer o uso do ar condicionado é a única opção para ficar longe do calor. No entanto, usar esse recurso frequentemente pode aumentar em até 20% o consumo de combustível, uma quantia bastante considerável na hora de abastecer.

Quando possível, tente deixar o ar condicionado desligado e as janelas abertas para se refrescar. A utilização de insulfilm nos vidros e estacionar em lugar com sombra são algumas opções efectivas para não cozinhar dentro do carro.

Atenção que as películas de fumo nos vidros têm regras, particularmente nos vidros laterais da frente e o próprio vidro da frente do carro. Evite multas e detenção do seu carro por este tipo de incumprimento.

6 – Não acelere demais

Evite pisar no acelerador com muita força e de forma brusca. Velocidades mais altas são sinónimos de maior atrito entre as partes móveis do veículo, resultando em um desgaste mais intenso dos elementos do motor, transmissão e suspensão. Além disso, dirigir muito rápido também aumenta o consumo de combustível.

7 – Evite carregar muito peso

Quanto mais peso o carro comporta, mais esforço o motor deve fazer para rodar, da mesma forma que os pneus se desgastam mais rapidamente.

É claro que existem situações em que o carro precisa ser carregado de objetos, causando maior elevação do peso – quando você vai viajar e transporta suas bagagens, por exemplo. O importante é não fazer isso com muita frequência e apenas quando for necessário de verdade.

Outra dica é consultar o manual do veículo para verificar qual o peso padrão e máximo recomendado do modelo, sempre seguindo tais orientações para manter a conservação por um prazo mais longo.

Lembre-se também que o peso dos ocupantes do veículo também se encaixa nesses números.

8 – Troque as velocidades correctamente (mudanças manuais)

Se você andar em velocidade baixa nas marchas mais altas, o motor vai comportar-se de forma irregular. Desta forma, troque as velocidades de acordo com o desenvolvimento do motor.

Procure não deixar o carro em ponto-morto ao passar por descidas, já que isso pode desgastar alguns itens, como a bomba e injectores de combustível. Em casos como esse, o motor fica em marcha lenta, mas não corta o aproveitamento de combustível. Se o carro está engrenado, no entanto, a central entenderá que não há motivos para alimentar o sistema para mover o carro, o que diminui o gasto.

9 – Deixe o carro em casa

Não tire o carro da garagem todos os dias e opte por opções de transporte diferentes, como autocarro, táxi, caminhar se possível. Além dessas alternativas serem essencialmente mais baratas do que encher o tanque, ao deixar o carro em casa, você o mantém conservado por mais tempo e fica longe de possíveis situações que poderiam trazer algum prejuízo, como um pneu furado ou um acidente mais severo. Para viagens mais curtas, a dica é fazer aquela caminhada. É vantagem para o seu bolso e sua saúde!

10 – Tenha seguro automóvel

Ter apólice de seguro automóvel não é algo que possa decidir. É obrigatório de lei. Pode decidir se pretende e precisa um seguro automóvel de terceiros ou contra todos os riscos. O primeiro tipo de apólice cobre danos ou prejuízos em caso de acidente que o detentor deste tipo de apólice provoque noutro(s) carros. O seu carro e a reparação fica por sua conta. O segundo tipo de apólice cobre os danos no seu carro e no(s) outro(s). O valor de investimento é totalmente diferente, mas as coberturas também. Os seguros são produtos financeiros e devem ser vistos como uma forma de poupança.

Ter uma viatura não é um luxo no século XXI. Ter uma viatura em Angola é uma necessidade. Se o mesmo é tão necessário, peço que o proteja, que o faça durar mais e o tenha como «parceiro» para a sua vida, enquanto o tiver. Até nesta situação deve pensar: se o quiser vender, se estiver mais bem cuidado, tenderá a poder vender mais facilmente.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD