Connect with us

Sociedade

Dez cidadãos da RDC e cinco angolanos detidos por auxílio à imigração ilegal

Published

on

Quinze cidadãos, dentre os quais dez da República Democrática do Congo (RDC) destes, seis menores e quatro adultos em condição migratória ilegal, bem como cinco cidadãos angolanos, foram detidos, na manhã desta terça-feira, 23, pelas forças do MININT (PN, SIC e SME),  estacionadas no Município do Ambriz.

Os implicados estão a ser acusados na prática dos crimes de imigração ilegal e tráfico ilícito de imigrantes, a luz artigo 281 do Código Penal.

Em declaração à imprensa local, o intendente Xavier Gaspar Caculo, comandante Municipal do Ambriz da Polícia Nacional, disse que a detenção dos mesmos só foi possível, através de denúncias que davam conta da movimentação dos referidos cidadãos num matagal, facto que levou as forças da ordem a realizarem uma operação que incidiu na localidade do Wezo, que resultou na detenção dos dez imigrantes ilegais e dos cinco cidadãos nacionais por tráfico ilícito de imigrantes.

O oficial da Polícia fez saber que os mesmos estavam a ser transportados a bordo de duas viaturas, cujo o destino era atingir a capital do país, Luanda.

O comandante disse ainda que os cidadãos estrangeiros serão encaminhados à provincia do Zaire, para efeito de repatriamento ao país de origem, enquanto que os cidadãos nacionais serão presentes ao Ministério Público para os procedimentos legais.