Economia
“Devemos garantir que todos tenham acesso a serviços bancários” – Presidente da ABANC
O Presidente da Associação de Bancos de Angola, Mário Nascimento, disse nesta quarta-feira, 26, em Luanda, que o sector bancário desempenha um papel determinante na promoção de práticas sustentáveis.
Mário Nascimento, que falava na abertura da segunda Conferência da Sustentabilidade na Banca, promovida pela instituição que dirige, referiu que essa promoção inclui o financiamento de projectos que promovam a energia limpa, a conservação dos recursos naturais e a redução das emissões de carbono.
“Além disso, a banca tem a responsabilidade de evitar o financiamento de actividades que possam causar danos ambientais significativos”, sublinhou.
No domínio social, o Presidente da ABANC referiu que a sustentabilidade exige que as instituições bancárias considerem o impacto de suas operações na sociedade, abrangendo uma diversidade de acções que vão desde a inclusão financeira ao direitos humanos.
“Promover a inclusão financeira significa garantir que todos tenham acesso serviços bancários, especialmente os grupos marginalizados e desfavorecidos. Além disso, as instituições financeiras devem adotar práticas que promovam a igualdade de género, a diversidade e a inclusão dentro de suas próprias estruturas”, disse, sublinhando que a inclusão promove ambiente económico mais justo e com maior inovação e melhor desempenho.
No campo da governança, Mário Nascimento disse que as boas práticas envolver a transparência, a ética e a responsabilidade na gestão cooperativa.
Defendeu, por outro lado, a necessidade de os bancos deverem ter estruturas que assegurem a tomada de decisões éticas e responsáveis, de modo a evitar conflitos de interesse e a promover a confiança entre as partes.
“A adopção de boas práticas de governança é essencial para manter a integridade e a reputação da banca. Isso inclui a conformidade com as regulamentações, a implementação de práticas anti-corrupção e a promoção da transparência nas suas operações”, afirmou.
A segunda conferência sobre sustentabilidade na banca visou entre outros objectivos, promover o alinhamento com. Padrões globais de finanças sustentáveis, fomentar a inovação e eficiência operacional das práticas bancárias em Angola e facilitar alianças estratégicas para a associação e seus associados.
Pingback: "Sustentabilidade no sector bancário angolano ainda é um desafio" - ABANC - Correio da Kianda - Notícias de Angola