Connect with us

Economia

Deutsche Bank transfere 28 mil milhões de euros… por engano

Published

on

Erro na movimentação do colateral entre as principais contas do Deutsche Bank e a conta da Eurex levou à transferência inadvertida de 28 mil milhões de euros. Banco garante que falha já foi corrigida.

Um simples pagamento de rotina fez soar as campainhas no Deustche Bank. O banco alemão transferiu por erro 28 mil milhões de euros, no âmbito de uma operação de negociação de derivados, garante uma fonte com conhecimento do caso à Bloomberg.

O montante foi enviado para uma conta da câmara de compensação da Deutsche Boerse, uma semana antes da Páscoa, mas foi rapidamente reposto. Ainda assim, o episódio está a levantar questões sobre os mecanismos de controlo da instituição.

“Tratou-se de um erro na movimentação do colateral entre as principais contas do Deutsche Bank e a conta da Eurex“, explica, em comunicado citado pela agência, o porta-voz do banco alemão. Charlie Olivier confirma que a falha foi detetada em poucos minutos e adianta que foi imediatamente retificada. “Analisámos rigorosamente as causas do erro e tomámos passos para prevenir a sua recorrência”, adianta a mesma fonte.

Nos últimos anos, o Deutsche Bank tem vivido tempos conturbados com o registo de prejuízo contínuos e uma fraca implementação do seu plano de cortes de custos. Foi exatamente esse cenário a justificação parao afastamento de John Cryan do cargo de presidente executivo do banco alemão, que está agora a ser ocupado por Christian Sewing. Pouco depois de assumir a gestão da instituição, Sewing fez questão de alertar para a necessidade de adotar “decisões duras” para que se retome o caminho da rentabilidade.

Também o COO da instituição em causa acaba de ser afastado. Considerado um aliado de Cryan, Kim Hammons sairá do banco no próximo mês.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas