Connect with us

África

“Deu para ver o renascer da esperança das populações e das comunidades”, diz Filipe Nyusi

Published

on

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, visitou hoje a Fronteira de Ressano Garcia, assinalando um ambiente de “renascer da esperança” após protestos que afectaram o funcionamento da principal fronteira entre Moçambique e África do Sul nas últimas semanas.

“Deu para ver o renascer da esperança das populações e das comunidades, que nunca quiseram parar [de trabalhar face aos protestos]”, declarou à comunicação social Filipe Nyusi, durante a visita à fronteira localizada a quase 100 quilómetros do centro da capital moçambicana.

Desde o início das manifestações contra os resultados das eleições de 09 de outubro em Moçambique, confrontos entre a polícia e manifestantes naquela zona têm afetado o funcionamento da fronteira, com registo de casos de vandalização de infraestruturas e bloqueio da estrada na parte moçambicana.

Um dos casos mais graves das últimas semanas ocorreu em 13 de Dezembro, quando o baleamento, em directo, de um jovem que filmava operações da polícia contra manifestantes na fronteira gerou uma revolta popular.

O jovem, produtor de conteúdos na internet, perdeu a vida no hospital e estava em direto na rede social Facebook quando foi alvejado, minutos após registar o momento em que as forças policiais dispararam para dispersar um grupo de manifestantes nas proximidades da fronteira.

Com a proclamação dos resultados pelo Conselho Constitucional (CC), em 23 de Dezembro, os dois governos reforçaram a segurança na fronteira, com a África do Sul a destacar polícias e militares para reforçar o contingente de guardas fronteiriços, em território sul-africano, e Moçambique a anunciar “cinturões de proteção” nos corredores de escoamento de mercadorias.

Segundo o Presidente moçambicano, actualmente, a situação em Ressano Garcia voltou à normalidade.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD