Sociedade
Detidos fiscais da administração de Viana que tentavam extorquir proprietário de condomínio
A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) flagrou, nesta quinta-feira, 19, mais de dez fiscais da administração de Viana quando, em serviço, tentavam extorquir mais de 400 mil kwanzas aos responsáveis do Condomínio Orquídeas, na Zona do Zango 1, município de Viana, em Luanda.
De acordo com o IGAE, os fiscais estavam devidamente credenciados e identificados. Segundo a administração, os acusados não foram autorizados a realizar serviços de fiscalização naquela zona. Em causa está um litígio de um terreno de dimensão de 8 equitares, entre os camponeses e o empresário João Borges.
De acordo com o IGAE, a referida obra está embargada pela administração há mais de 30 dias devido a disputa do espaço onde está a ser construído o condomínio Orquídeas. A administração, tendo constatado irregularidades, obrigou ao encerramento da obra até que se esclareça tal situação. Por sua vez, os fiscais exigiram aos responsáveis do condomínio a pagar uma quantia de mais de 400 mil kwanzas, como forma de evitar uma multa pesada e a consequente paralisação temporária da construção da obra.
Em desacordo com a exigência dos fiscais, os responsáveis do condomínio simularam concordar com os funcionários da administração, mas, sem que esses se apercebessem, accionou o 119, o número de denúncias da IGAE, que prontamente compareceu no local da ocorrência e já acompanhada dos oficiais do Serviço de Investigação Criminal (SIC) procederam à detenção dos 13 fiscais.