Destaque
Detidos altos funcionários do Ministério das Finanças
Informações chegadas a nossa mesa de redação, indicam que ao final desta sexta-feira, o Serviço de Investigação Criminal, terá detido dois altos funcionários do Ministério das Finanças, sob acusação de desvios de fundos públicos e ligação ao mercado negro de divisas.
Trata-se de Edson Vaz, Director Nacional do Tesouro e Ilda Jamba, antiga directora do Gabinete de Planeamento e Estudos do MINFIN, estão na cadeia de Viana. Os dois são suspeitos de terem celebrado contratos de empreitadas com empresas ficticas, mas cujos pagamentos terão sido feitos como se tivessem prestado serviços ao Estado angolano
Outra informação ainda por apurar, dá conta que a mesma operação, também prendeu um funcionário do Serviço de Inteligência Externa, tido como o principal intermediário do tráfico de divisas, do BNA para as ruas do bairro Mártires do Kifangondo.
Os detidos são suspeitos de terem celebrado contratos de empreitadas com empresas ficticias, mas cujos pagamentos terão sido feitos como se tivessem prestado serviços ao Estado angolano. “É verdade que estão detidos. Um deles é o director do Tesouro”, contou ontem uma fonte deste jornal, contrariando informações que os ligavam ao Mártires. “O caso não está relacionado com dólares à venda no bairro Mártires de Kifangondo. O que eles fizeram foi pagamentos a empresas que não terão prestado serviços ao Estado, sobretudo no domínio das Obras Públicas”.