Connect with us

Sociedade

Detido tenente-coronel das FAA envolvido em conflito de terra

Published

on

Foi detido na semana passada e colocado em prisão preventiva, o tenente-coronel das Forças Armadas Angolanas (FAA), envolvido num conflito de terra.

A detenção ocorreu na semana passada após um mandado de captura emitido pelo procurador Alexandre Custódio, a 31 de Outubro de 2023, que acusa o tenente-coronel das Forças Armadas Angolanas nos crimes de associação de malfeitores, furto qualificado e ofensa simples à integridade física.

Sabe-se que Daniel Neto, apresentou uma queixa-crime contra várias personalidades políticas, incluindo o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, e o Comandante Provincial da Polícia em Luanda, Francisco Redas, e vários outros oficiais.

De acordo com seu advogado, Salvador Freire, todas as queixas apresentadas contra estes oficiais ainda não foi alvo de nenhuma decisão.

O advogado Pinto Mardoqueu, membro da equipa de defesa que cita o n.º 4 do artigo 254.º do Código do Processo Penal Angolano, diz que se o cidadão não for presente ao Ministério Público ou ao Juiz de Garantia, no prazo de 48 horas, tem que ser restituído à liberdade imediatamente.

Já o porta-voz da Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP), Quintino Ferreira, disse que a prisão do tenente-coronel das FAA foi devido a resistência ao mandato de prisão.

Escute as declarações abaixo