Ligar-se a nós

Sociedade

Detido técnico tributário da AGT envolvido no processo do reembolso indevido do IVA

Publicado

em

Foi detido este sábado, 21, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), um cidadão nacional, de 41 anos de idade, Técnico Tributário da AGT, colocado na Repartição dos Grandes Contribuintes.

O funcionário da AGT foi detido por factos constitutivos dos crimes de Acesso Ilegítimo a Sistema de Informação e Devassa através de Sistema de Informação, Falsidade informática, Associação Criminosa e Peculato, consubstanciado em indícios fortes do seu envolvimento no esquema fraudulento de pagamentos por compensação, relativamente ao reembolso do IVA.

De acordo com o porta-voz do SIC-geral, a detenção foi possível fruto de uma acção do Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, numa coordenação operativa com o Gabinete de cibercrime da PGR, na sequência investigativa do mediático processo da AGT, em cumprimento de um mandado de Detenção, emitido pelo Ministério Público.

O superintendente-chefe disse ainda que a detenção deste funcionário decorre da aturada investigação em curso, que detectou a existência de múltiplos impostos indevidamente processados, com recurso a um acesso fraudulento no sistema informático, cujo esquema o ora detido tem participação directa.

Manuel Halaiwa salientar que cumpridas todas as formalidades, o cidadão ora detido será presente ao Ministério Público para ulteriores trâmites legais, enquanto outras Investigações prosseguem, em torno deste complexo processo.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD