Desporto
Detido presidente do futebol sul-africano acusado de fraude e roubo
O Presidente da Associação Sul-Africana de Futebol, Danny Jordaan, que ajudou a trazer o primeiro torneio da Copa do Mundo da FIFA para a África, foi preso por acusações de fraude e roubo.
Jordaan é acusado de usar cerca de R1,3 milhão (USD 72.372) de fundos da Associação Sul-Africana de Futebol (SAFA) para contratar uma empresa de relações públicas e uma empresa de segurança privada para seu benefício pessoal.
Jordaan é presidente da associação e liderou o comitê de candidatura da Copa do Mundo do país, que garantiu os direitos de sediar um dos maiores eventos esportivos da África do Sul em 2010.
Sua prisão segue uma batida da Unidade Especial de Investigação do país nos escritórios da SAFA em março “onde uma variedade de aparelhos eletrônicos e arquivos foram apreendidos para uma investigação mais aprofundada, levando à prisão”, disse o porta-voz da polícia Katlego Mogale.
Segundo a polícia, Jordaan foi preso com outro funcionário e um empresário. Eles devem comparecer ao Tribunal de Magistrados de Palm Ridge na quarta-feira.