Diversos
Detido administrador do Tomboco por suspeita do crime de peculato
O administrador municipal do Tomboco, Alberto António dos Santos, foi detido neste sábado, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por suspeita do crimes de peculato e associação criminosa.
De acordo com o SIC, foi também detido o ex-chefe da Secretaria da Administração Municipal do Tomboco, Pedro Castelo David, que, além de peculato e associação criminosa, incorre, igualmente, nos crimes de recebimento indevido de vantagem, tráfico de influência, corrupção passiva e branqueamento de capitais.
A porta-voz do SIC no Zaire, Suzana Sebastião, disse à imprensa que os acusados delapidaram do erário, entre 2015 e 2021, cerca de 200 milhões de kwanzas que eram depositados numa conta bancária da empresa Tec-Sabina, propriedade de Pedro Castelo David.
“Os dois montaram um esquema em que os valores eram depositados na conta da empresa Tec-Sabina, sob o pretexto de fornecimento de bens e serviços à Administração Municipal”, ressaltou.
Acrescentou que as diligências prosseguem para a identificação de outros funcionários da Administração Municipal do Tomboco arrolados no mesmo processo.
Na semana passada, o SIC também deteve o chefe do Departamento dos Recursos Humanos do Gabinete Provincial da Saúde do Zaire e o ex-chefe dos Recursos Humanos do Hospital Municipal do Soyo, acusados de peculato, associação criminosa e branqueamento de capitais.