Connect with us

Sociedade

Detentores de domínios co.ao e it.ao adquiridos em lojas descontinuadas devem confirmar titularidade – INFOSI

Published

on

Infosi

Todos os utilizadores que registaram domínios .co.ao e .it.ao através de revendedores não licenciados, devem Fiabilizar a Titularidade desses domínios através do formulário online disponível em DNS.ao até ao dia 31 de Agosto de 2024, informa o Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação – INFOSI.

Segundo o Instituto, que assegura a necessidade do preenchimento do formulário com o objectivo de garantir a continuidade dos serviços desses domínios, “se esta acção não for tomada, os domínios serão desactivados”.

O INFOSI, continua a nota, “”autoridade ccTLD responsável pelo domínio.AO de Angola, anunciou em 28 de Junho passado a conclusão com sucesso da primeira grande actualização dos seus sistemas informáticos (‘core systems’) em quase 20 anos. Esta operação foi acompanhada e aprovada pela IANA.org, autoridade internacional da internet e melhorou de forma definitiva a segurança, a integridade e o controle do espaço de nomes de domínio de Angola”.

Assim, diz o Instituto, “em conformidade com as políticas internacionais, apenas os registradores licenciados (‘Registrars’) do ccTLD podem-se integrar com os sistemas centrais do ccTLD. Durante esta actualização, foi identificado que várias entidades estavam a operar como revendedores de domínios. co.ao e it.ao, sem a devida licença”.

“Estas entidades foram atempadamente convidadas a partilhar com o ccTLD a informação sobre a lista de domínios registados, datas de expiração, das informações de titularidade dos domínios, e de se tornarem Registrars oficiais da zona AO. Não tendo partilhado como previsto, as referidas entidades foram descontinuadas a partir do dia 28 de Julho de 2024 data em que entrou em produção o novo sistema”, justifica o INFOSI a descontinuidade de algumas lojas.

Para mais informações e para aceder o formulário de Fiabilização de Titularidade, visite [DNS.ao](https://www.dns.ao).

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas