Connect with us

Educação Financeira

Despedimentos colectivos: como agir se está nessa situação 

Published

on

Surgem de tempos em tempos notícias de despedimentos colectivos de certas empresas privadas e públicas. Conhece, com certeza, esse tipo de notícias, quiçá já esteve como pessoa que perdeu o emprego nessas condições ou alguém próximo… e este é o tema de hoje. Um artigo de inteligência e educação financeira sobre algo que impacta tanto na vida das pessoas como o desemprego numa reestruturação/despedimento colectivo de trabalhadores.

Se está em risco de ser incluído(a) num despedimento colectivo por razões de natureza económica da empresa, ou de outra natureza, e que tal informação ocorre por via da comunicação interna da empresa ou na comunicação social, saiba o seguinte:

– mantenha a calma;
– tente saber, atestar da veracidade da notícia;
– faça as devidas ligações/links para se manter “à tona”/permanecer na empresa;
– prepare o seu Curriculum Vitae (CV) para os devidos planos “A” e “B”/outras saídas ou oportunidades fora do âmbito dessa empresa;
– siga as notícias nas redes sociais e melhore o entendimento sobre o que realmente vai acontecer, quando e para quem vai ser abrangido;
– se tiver acesso ao Plano de Reestruturação, estude-o e informe-se melhor, com quem puder e tenha mais experiência neste tipo de situações.

Não pense que o mundo está prestes a cair. Tudo tem uma solução, até este tipo de situações. Como qualquer coisa na vida, até isto tem uma solução e a informação é um dos melhores conselheiros.