Sociedade
Deslizamento de terra na mina de exploração de ouro mata uma pessoa e fere outras duas na Huíla
Uma pessoa morreu e duas outras ficaram gravemente feridas esta segunda-feira, 04, em consequência de um deslizamento de terra nas minas de exploração de ouro no município da Jamba, província da Huíla.
O facto ocorreu quando explorava de forma ilícita o mineral no bairro Catumbela, sendo que há ainda outros cidadãos soterrados, de acordo com a porta-voz dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros na Huíla, subinspetor bombeiro Teresa Abel.
“Presume-se que existem alguns corpos soterrados na mina, as nossas forças, alocadas no município da Jamba, continuam no local no sentido de localizar e resgatar os demais corpos”, afirmou.
Teresa Abel, revela que são cidadãos com idades entre 24 e 39 anos, que habitualmente efetuavam a exploração artesanal naquela localidade.
A exploração de ouro na Jamba, tem gerado debates nas comunidades locais. As autoridades tradicionais defendem a criação de cooperativas para integrar os jovens que se dedicam ao garimpo, e o fim das detenções, uma vez que, a Polícia Nacional tem detido pessoas suspeitas de financiar a exploração ilegal de ouro na localidade.
Jamba é um município da Huíla que tem cerca de 50 mil habitantes. É limitado a norte pelo município do Chipindo, a leste pelo município do Cuvango, a sul pelo município de Cuvelai, e a oeste pelos municípios de Matala e Chicomba.